Skip to main content

A palavra chakra vem do sânscrito, idioma ancestral do Nepal e Índia e significa “roda”. Os chakras são centros de energia que agem como pequenos geradores no corpo, emitindo e absorvendo energia vital de maneira constante. Vem comigo para aprender mais sobre os cristais e os Chakras

Os chakras são os nossos centros energéticos, funcionando como receptores e emissores de energia, cada um deles numa frequência muito própria que será transmitida às partes correspondentes do corpo físico, mental e emocional.

Quer saber mais sobre cristais? Veja o nosso guia completo com Tudo o que você precisa saber sobre Cristais


É muito importante que todo nosso sistema esteja equilibrado para alcançarmos boa saúde, equilíbrio e plenitude. O Universo inteiro é feito de energia e seu corpo não é exceção.

Devido às energias negativas, estresse e má alimentação os Chakras perdem seu equilíbrio. Este desequilíbrio diminui a nossa saúde, atrapalham as emoções e nos desconectam da espiritualidade.
Porém, se soubermos usar a energias das pedras podemos equilibrar e até mesmo energizar nossos Chakras.

Temos cerca de 90 mil chakras espalhados pelo nosso corpo, sendo 7 chakras principais localizados ao longo da coluna vertebral que estão ligados ao corpo físico através de glândulas endócrinas. Cada um dos sete chakras primários tem funções distintas sobre o corpo humano.

Localização dos Chakras no corpo

Os Chakras são distribuídos em torno de uma linha mais ou menos reta no centro do nosso corpo. São numerados de baixo para cima, sendo o Muladhara (ou Chakra Raiz) o primeiro dos Chakras. Todos estão conectados a órgãos específicos e também se conectam entre eles através da Medula Espinhal.

Simbolismo dos Chakras

Cada chakra tem uma cor única. Ele é ordenado nas cores do arco-íris, para cima a partir da base da coluna vertebral. Além disso, cada chakra tem sua semente, conhecida como bija mantra, e quando as pessoas entoam estes sons, as frequências criam energia no corpo.

  1. Chakra Raiz: O primeiro chakra está relacionado com o elemento terra. Seu som de semente, ou bija mantra, é “lam,” e sua cor é o vermelho.
  2. Chakra Umbilical: O segundo chakra diz respeito ao elemento água. Seu bija mantra é “vam”, e sua cor é laranja.
  3. Chakra Plexo Solar: Está relacionado com o elemento fogo. Seu bija mantra é “ram” e sua cor é amarelo vivo.
  4. Chakra Cardíaco: O quarto chakra está associado com o elemento ar. Seu mantra é “yam”, e sua cor energética é verde.
  5. Chakra Laríngeo: Retrata o elemento éter e o mantra do chakra é “ham”, e sua cor é o azul.
  1. Chakra Frontal: O sexto chakra não retrata um elemento específico. Alguns dizem que está relacionado à luz, enquanto outros acreditam que é geral e se refere a tudo. A cor que representa o chakra Ajna é o índigo, e seu som de semente é “Om” ou “Aum”.
  2. Chakra Coronário: Sua cor é violeta ou branco puro, e o mantra bija é “Ah”.

Cristais para cada Chakra

As pedras dos Chakras podem ser usadas diretamente sobre os Chakras, mas também funcionam se deixarmos as pedras próximas ao nosso corpo. Para usar suas energias basta que você medite com elas, coloque-as sobre os Chakras por alguns minutos ou você pode também usar uma joia com as pedras dos 7 Chakras no seu dia a dia.

1. Chakra básico

Segurança, estabilidade, sobrevivência, proteção, das necessidades básicas.  Desiquilíbrio: traz medos, dificuldades financeiras e fadiga. O alinhamento do chakra Muladhara reduz a artrite, a prisão de ventre e os problemas de bexiga e cólon e traz uma melhora no bem-estar emocional.

Cristais:

  • Granada
  • Quarto fumê
  • Jaspe Vermelho
  • Obsidiana
  • Turmalina negra

2. Chakra Umbilical

Criatividade, energia sexual, amor próprio, busca da felicidade.  Desequilíbrio traz medos, culpas e excesso de peso. O alinhamento do Swadhisthana reduz os riscos associados a órgãos, dores lombares e impotência.

Cristais:

  • Cornalina
  • Calcita laranja
  • Quartzo turmalinado

3. Chakra Plexo Solar

Controle, Força de vontade, auto valorização da identidade, força pessoal. Desequilíbrio causa nervosismo, ansiedade e problemas digestivos.

Cristais:

  • Citrino
  • Olho de Tigre
  • Ambar
  • Calcita Mel

4. Chakra Cardíaco

Amor, relacionamento, autocuidado, que faz a circulação de toda energia, gera paz e interior e aceitação. Desequilíbrio causa problemas cardíacos, timidez e tristeza.

Cristais:

5. Chakra Laríngeo

Comunicação, fala, compreensão, da verdade pessoal, facilidade da expressão. Desequilíbrio leva a problemas na tireoide e a falta de ideias criativas. Quando alinhado, você pode falar e ouvir com compaixão e confiança, pois você é fiel a si mesmo.

Cristais:

6. Chakra Frontal

Intuição, reflexão, clarividência, consciência plena, percepção espiritual da paranormalidade. Desiquilíbrio causa pesadelos, falta foco e dor de cabeça.

Cristais:

7. Chakra Coronário

Conexão com divino, bem-estar espiritual e mental, iluminação, sabedoria. Desiquilíbrio causa confusão, esquecimento e dificuldade para pensar. O alinhamento do chakra da coroa mantém todos os chakras abertos para felicidade e iluminação e evita traços como teimosia, ceticismo e estreiteza de visão.

Cristais:

Não há um tempo limite para se usar as pedras, pois, como emitem energias positivas você pode usá-las à vontade. Para equilibrar os Chakras você também pode utilizar das terapias energéticas, do uso da energia das pedras e através da meditação. Eu gosto muito de usar meu kit com os 7 cristais de cada chakra e ouvir a meditação com o mantra de cada um. Eu tenho também uma pulseira linda que ganhei de presente de Natal dos meus sobrinhos.   

E você? Já usa algum kit com os 7 cristais de cada chakra? Conta aqui pra mim, mesmo que esteja começando.

5/5 - (1 vote)
Dáyla Fontenele

Engenheira de alimentos por formação, descobriu em 2020 a paixão pelos cristais e tudo o que vem da natureza. Fã de carteirinha das terapias holísticas, meditação, aromaterapia, não perde uma oportunidade de fazer um banho de ervas e escaldas pés. Aqui no blog da Luannita publica semanalmente conteúdos sobre cristais naturais e sobre o processo de investigação da sua essência pessoal, mergulhando em autoconhecimento e autoaceitação.

Leave a Reply